sábado, 16 de janeiro de 2010

Ohhh what a day!!!!!!!!!!!!!

Hoje foi daqueles dias, daqueles mesmo espectaculares, estou muito cansada, andei muitos quilómetros mas estou tão feliz pelo que vi, vocês nem imaginam.
Então hoje consegui dormir 9 horas( record ), falei com a famelga, com o namorado, com amigos que foram aparecendo e perguntando coisas, depois o básico, banho pequeno almoço e siga, fui ás compras pra casinha porque é preciso comer, compras caras diga-se de passagem, mas pronto.
Depois cheguei a casa arrumei os sacos, fui ver o que se comia aqui perto de casa, e parei num nuts dogs, e comi um cachorro estranho mas até era bom.
Lá segui pró meu primeiro palácio, Changdeokgung, fica em Anguk, mesmo ao lado do meu trabalho, e quero voltar lá na primavera para ver os secret gardens como deve ser, ou seja, cheios de flores, dizem que é a melhor altura para ir lá.
3000 won para entrar(nem chega a 2 euros), e lá fui eu, adorei simplesmente.
Achei muita piada a certos aspectos históricos, deixaram de existir reis na Coreia porque o rei teve uns problema para engravidar a rainha, e não tiverem filhos ( o último rei, ou seja, o senhor de quem estou a falar faleceu em 1926, foi quando acabaram os reinados), o senhor tinha pelo menos uma concubina, e teve filhos com ela, os descendentes estão espalhados pela Coreia e um pouco por todo o mundo.
Como a rainha tinha muitas tarefas diárias, podia ou não decidir ao fim de dois anos de casamento se queria que o marido tivesse ou não uma concubina, ao que parece as senhoras não tinham ciumes porque assim tinham mais tempo para as suas tarefas.
As concubinas tinham aposentos dentro dos palácios, tal como a rainha tinha um só pra si, e ela e o rei marcavam encontros para estar juntos, sendo que não era todos os dias, dormiam em edifícios separados, um em frente ao outro e com passagens secretas para os mesmos.
A rainha tinha a maior responsabilidade de todas, dar um filho ao rei, mesmo que o problema fosse dele ele é que sofria.
Neste palácio existe uma espécie de pórtico, e diz a lenda que quem lá passar não envelhece mais, vamos a ver se é verdade lol.
Os secret gardens foram jardins especialmente criados para o rei, e só ele podia entrar nos mesmos ( se calhar os jardineiros também mas pronto lol), nos mesmos existem sítios que foram criados para ele e a rainha namorarem à vontade, digam lá senão eram românticos? quer dizer, tirando a parte das concubinas claro.
Foi um passeio que apesar do frio me deixou de boca aberta do início ao fim, quando acabou quase nem conseguia falar, parecia que tinha ido ao dentista apanhar uma anestesia, apesar de hoje estar mais quente, anteontem estiveram -17, ontem -12, hoje só foram -5, tava mais quentinho, o que levou a alguns dos turistas, tipo eu, a apanhar alguns sustos quando pedaços de neve grande cairam por várias vezes dos telhados caindo aos pés de muitos deles, e tendo feito uma tanja daquelas na cabeça de um senhor.
Acabou o english tour e lá fui eu a correr apanhar o metro até á estação a seguir, Gyeongbokgung, para poder ver qualquer coisa do outro mundo, que palácio brutal, um complexo de edifícios lindos e tão grande mas tão grande que demorei montes de tempo para o ver, mas é tudo tão lindo.Tenho que postar as fotos, mas ainda vai demorar porque são só umas 400 de hoje e não sei quais escolher.
Bem, beijinhos e abraços do outro lado do mundo:)

2 comentários:

  1. Espectular Sofia... as fotos e a descrição da história... fabuloso! A riqueza das viagens também é isso, "aprender", "conhecer".
    Pelo menos que a lenda seja verdadeira e que dures muitos anos...
    Boas viagens
    Beijinhos Cidmary

    ResponderEliminar
  2. Cidália tens que vir aqui mesmo, pelo menos umas vez na vida, existe qualquer coisa de gratificante em tudo o que se vê. Senti-me mais perto do céu:)

    ResponderEliminar